Ficou conhecido como Noite dos Cristais o dia 9 de novembro de 1938, o qual se deu início a um dos acontecimentos mais atrozes da história humana: O Holocausto.




Kristallnacht: o que foi?

Conhecido na Alemanha como "Kristallnacht", a Noite dos Cristais foi vista como o pontapé inicial para o episódio que viria se tornar o Holocausto.


Em 9 de novembro de 1938, a Alemanha Nazista iniciou uma ação que acabou por incendiar 250 sinagogas e assassinar 91 judeus.

No dia em questão, houve uma grande quantidade de vidros quebrados nas ruas das cidades, por isso seu nome. Oficiais nazistas chegaram a destruir mais de 8000 casas e lojas judias, incendiaram sinagogas e atacaram judeus por todo o território alemão.

O acontecimento representou os primeiros passos da intensa perseguição contra os povos considerados "racial ou biologicamente inferiores", dentre eles, os judeus.



Mas e antes?

 É importante saber que as violências contra povos judeus, ciganos, homossexuais, negros, poloneses, testemunhas de Jeová, comunistas, socialistas e pessoas com deficiência começou bem antes de 1938.

O discurso de ódio, as propagandas nazifascistas, a discriminação e a exclusão de povos foram responsáveis por cerca de 6 milhões de mortes, além de um número ainda maior de pessoas presas e torturadas. 

E embora a Noite Dos Cristais seja conhecida como a data que marca o início da ocorrência do genocídio judeu, as perseguições aos povos "indesejados" começaram anos antes, em 1933, quando Hitler ascendeu ao poder do país.

Antes de 1938, já havia diversas leis e políticas que dificultavam o acesso da população (principalmente judia) a serviços de saúde e educação, anulava sua cidadania alemã, a proibia de exercer cargos públicos e até de se casar com outros alemães.



A escolha de Kristallnacht como marco é dada pela magnitude do episódio, era o fim do fascismo velado e hora de brutalidade.



Dia Internacional Contra o Fascismo e Antissemitismo

A fim de não se fazer esquecer tal período hediondo na história da humanidade e alertar sobre o crescimento do ódio em todo o mundo, através do Parlamento Europeu, o dia 9 de novembro dá espaço ao Dia Internacional Contra o Fascismo (doutrina ideológica) e Antissemitismo (expressão que significa um movimento contra a discriminação, violência e ódio contra os judeus).



Hoje, 85 anos depois, ainda é importante relembrar e aprender com o que aconteceu, para que não se repita. 

No entanto, mesmo com a queda do Nazismo e Fascismo, a luta continua. Recentemente, surgiu diversas manifestações fascistas por países em todo o globo terrestre, o que só reforça ainda mais a importância do dia 9 de novembro. Saudações nazistas, discursos públicos e disseminação de conteúdo nazista nas redes se tornaram recorrentes no nosso país.

Vale lembrar isso, pois medidas são necessárias para frear quaisquer tipos de apologias ao fascismo, e informar que no Brasil, a apologia ao nazismo é crime pela lei n° 9.459, desde 1997. A pena é de multa e pode levar a até cinco anos de prisão dos envolvidos.





No Dia Internacional Contra o Fascismo e Antissemitismo, é importante reforçar a necessidade de combater a ignorância e conscientizar a população sobre esse cruel regime.

Conhecer a história é trabalhar para que ela não se repita.



Repórter: Letícia Vieira

Redatora: Larissa Dias