Keli Sperandio, educadora do ensino médio no CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, estabelece uma notável influência entre seus alunos e na instituição. Sua abordagem pedagógica se destaca pela criatividade evidente nas estratégias de avaliação, que incluem desde provas via QR code até a elaboração de artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de proporcionar experiências enriquecedoras, como interações com a natureza.



Ao assumir a disciplina de Linguagens Aplicadas às Ciências (LAC), a educadora lançou um novo projeto envolvendo as turmas do segundo ano. Este projeto inovador visa integrar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes, abordando questões sociais relevantes. Um exemplo prático desse engajamento foi a escolha da reciclagem e sustentabilidade como tema central.



No primeiro semestre do ano, os alunos do segundo ano do ensino médio foram desafiados a transformar papel reciclado em papel semente, destacando a interconexão entre os temas abordados. Posteriormente, apresentaram suas propostas em uma escola de ensino fundamental, buscando sensibilizar e conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem.


Culminando esse projeto inovador, os alunos realizaram a apresentação de seus trabalhos finais, elaborando seus primeiros TCCs completamente em inglês. Esse enfoque ampliou não apenas o conhecimento técnico, mas também fortaleceu as habilidades linguísticas dos estudantes, proporcionando uma experiência educacional abrangente e diferenciada.



No segundo semestre, a turma liderada pela professora Keli Sperandio, não apenas consolidou seu engajamento, mas também elevou o nível de suas realizações. Dessa vez, os estudantes mergulharam no desafio de construir brinquedos robóticos utilizando materiais recicláveis. Em sintonia com a proposta anterior, o destino dessas criações ganha um toque especial: foram apresentadas em um colégio infantil, e, gentilmente, os alunos doaram esses brinquedos às crianças. Após essa experiência, a turma ainda reservou espaço para a apresentação do tão esperado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).



Além disso, a professora Keli Sperandio protagonizou outra iniciativa notável ao integrar seus alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este projeto, idealizado pelo governo federal, visa promover a educação científica em ambientes universitários e órgãos públicos. Com o tempo, essa iniciativa ganhou adesão em algumas instituições escolares, marcando o início de sua trajetória no BrUsa. A participação dos alunos foi além da mera observação, oferecendo-lhes a oportunidade de se tornarem palestrantes. Eles conduziram uma oficina, compartilhando suas habilidades e conhecimentos ao ensinar outros alunos a criar brinquedos robóticos.



Essas ações não apenas evidenciam a dinâmica pedagógica da educadora, mas também destacam o potencial transformador da educação ao unir criatividade, sustentabilidade e participação ativa na comunidade escolar.



A professora Keli desempenha um papel vital não apenas na sala de aula, mas também como líder do Club Gaia, clube de ciências dedicado à sustentabilidade. Seu foco principal reside em projetos com uma abordagem ecológica, buscando conscientizar os alunos sobre a importância do consumo responsável.



Um exemplo notável desse comprometimento é o projeto Biomarket, uma iniciativa exclusiva da professora Keli. Este projeto foi reconhecido e selecionado para participar da primeira feira de ciências do Bioparque e Aquário, realizada em 18 de novembro. Nesse evento, o projeto alcançou o 5º lugar. 


(Foto via Whatsapp)



Vida Pessoal 


Mãe dedicada de Lady, Max, Miudinha, Kira e Pandora, seus amados pets, Keli não apenas gerencia seu papel familiar, mas também encontra tempo para se destacar em suas atividades. Seu percurso começou cedo, iniciando seu curso de inglês aos 8 anos. Aos 18, ingressou na faculdade de biologia, almejando uma carreira na microbiologia marinha. Contudo, devido às complexidades na busca de emprego nesse campo, direcionou seu caminho para a sala de aula.



"No início, não era o que eu imaginava para o meu futuro profissional, mas com o tempo, fui desenvolvendo um gosto pelo que faço. Hoje, não consigo me ver fazendo outra coisa." compartilha Keli.



Keli ostenta diplomas de bacharelado e licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, além de uma pós-graduação em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Sua busca contínua por conhecimento inclui uma especialização em metodologias de ensino bilíngue pela ASU (Arizona State University).


(Foto via Whatsapp) 


A vida e carreira de Keli Sperandio são marcadas por um compromisso inabalável com a educação. Sua paixão, inovação e impacto positivo se entrelaçam, moldando mentes e inspirando as futuras gerações. Keli destaca-se não apenas pela habilidade técnica, mas também pela capacidade única de conectar-se com os alunos, incorporando inovações e buscando constantemente maneiras de tornar o aprendizado mais dinâmico. Seu comprometimento vai além da sala de aula, estendendo-se a iniciativas comunitárias, contribuindo para um futuro mais promissor e inspirando a busca pelo saber. 


Repórter: Layara Quirino

Redatora: Nathália Messias