Na última quinta-feira (28), o CIEP 117 contou com a visita ilustre dos profissionais do Detran-RJ e dos sargentos do 20° batalhão da Polícia Militar, que ministraram uma palestra sobre a Operação Lei Seca. Alunos do colégio puderam até mesmo participar de uma blitz supervisionada pela Patrulha Escolar.


Da esquerda para a direita: A diretora Dayse Lucide e os alunos Kayk Araújo, Eduarda Catarina, Kauany Peixoto, Guilherme Ferreira, Ianka Iara, Camilla Pereira e 
Sarah Barroncas.
O que é a Operação Lei Seca?
  Presente nas vias de todo o país desde 2008, o projeto Operação Lei Seca é um conjunto de blitze de trânsito que fiscaliza o consumo de bebidas alcoólicas pelo condutor ao volante.

  Falando de uma forma mais simples, o objetivo da Operação Lei Seca é verificar se o motorista ingeriu álcool e então foi dirigir, pondo assim a sua vida e a de outros cidadãos em risco.

  E a penalidade pra quem é flagarado dirigindo alcoolizado é bem 'salgada'. Envolvendo a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)7 pontos no prontuário, multa de R$2.934,70 e dependendo da quantidade de álcool ingerido, é possível até mesmo ser enquadrado no Crime de Trânsito e pegar de seis meses à 3 anos de detenção!
Um preço a se pagar proporcional a irresponsabilidade que poderia ter sido evitada, não é mesmo?

A importância do projeto
  Os dados coletados falam por si só. É consenso que a Lei Seca contribui, e muito, para a diminuição do número de acidentes de trânsito. 

  Após 16 anos da sua implementação, a operação parece atingir cada vez mais os jovens. Segundo um relatório da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) feito no ano de 2023, apenas 19,8% dos motoristas flagrados dirigindo alcoolizados tinham menos de 30 anos, o que deixa claro a importância da conscientização desde cedo.
  E não é só o Intercultural News que diz isso! Em uma entrevista feita pelo nosso repórter João Vitor Brasileiro, com Ricardo, agente de Educação da Lei Seca, o mesmo fala da importância da conscientização sobre o alcoolismo na adolescência:
"A gente tem que trazer esse debate, conversar com os jovens que ainda é muito cedo para eles usarem o álcool (...) A gente tenta trocar essa ideia com o jovem sobre o risco de precocemente utilizar o álcool, sobretudo no período escolar. Isso pode trazer danos pessoais para ele, e danos coletivos: para os seus familiares e para a sociedade como um todo. Por isso a nossa vinda às escolas."
Operação Lei Seca no BrUsa
  Com o projeto "Educação no Trânsito, Escola Nota 10", agentes da Operação Lei Seca visitam escolas com o objetivo de promover a conscientização dos jovens em relação a embriaguez no volante. E é claro que o CIEP 117 CarlosDrummond de Andrade não podia ficar de fora dessa!
  No dia 29 de fevereiro o colégio deu espaço a diversas palestras e ações educativas coordenadas pela equipe da Operação Lei Seca e Patrulha Escolar.
Os agentes apresentaram uma palestra sobre os perigos do trânsito e da mistura do álcool e direção. Os alunos também participaram de várias atividades interativas em cima do palco, desviando de objetos, empilhando copos e fazendo zig zag em cones. Tudo isso com um óculos atrapalhando sua visão e simulando as dificuldades enfrentadas quando se está alcoolizado.


  Após as palestras, os alunos maiores de dezoito anos participaram da simulação de uma "Blitz Educativa" em frente a escola. Com o auxílio dos agentes e da Patrulha Escolar, os BrUsinhas viram na prática como a operação Lei Seca funciona e abordaram veículos para conscientizar os motoristas. 


  Em uma conversa com os alunos participantes, eles contaram como foi a experiência de pôr a mão na massa.
"Foi uma experiência incrível e com certeza muito válida, já que hoje tantos jovens acabam sofrendo consequências indesejáveis por falta de informações. Poder ter esse aprendizado e fazer parte desse trabalho que ajuda tanta gente foi maravilhoso!" - Disse Guilherme Ferreira, da turma 3003.

"Foi incrível! amei a experiência que tive, tanto com os profissionais e também com os motoristas.  Amei a forma que eles deram a palestra, incentivando sempre o correto. Amei demais!" - Ianka Iara, da turma 3003.

Kayk Araújo, aluno da turma 3001, deixa claro as lições que aprendeu com o projeto: 
"Bem, foi uma experiência única e muito divertida. Com os funcionários da Lei Seca eu pude aprender um pouco sobre a importância de ser atento no trânsito e também a ter cuidados com certas coisas. No caso, aprendi como me previnir de sofrer acidentes, e com isso pude passar para os motoristas na hora da blitz, que inclusive foi muito legal! Alguns até pararam para trocar ideias e falar que estávamos fazendo o bem."


A educação tem que começar desde cedo. O futuro é sempre jovem. Eduque, previna e nunca dirija depois de beber.
Fontes:

REPÓRTER: Letícia Vieira 
REDIGIDO POR: SarahSena