Atualmente, com o ensino médio integral, muitos alunos ficam na dúvida, de como ficarão financeiramente após o término da escola. Por estudarem o dia inteiro, fica difícil para eles poderem conseguir algum trabalho, como o de jovem aprendiz por exemplo, por isso continue na matéria, para aprender o que é educação financeira e seus benefícios.




O Que É Educação Financeira? 🔎

   Educação financeira é o processo em que um indivíduo busca ou obtém conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente ou seja, estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. 

    Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas educadas em relação ao dinheiro têm uma compreensão melhor em relação aos conceitos e produtos financeiros.

     O Banco Central do Brasil (BACEN) desenvolveu o Programa de Educação Financeira para orientar melhor as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro e também para auxiliar os indivíduos a entender melhor o funcionamento da economia, assim como de seus agentes e instrumentos. O Programa atua em vários níveis para a divulgação de informações financeiras para a sociedade, contendo programas para o ensino fundamental e médio, momentos importantes para a formação do futuro adulto

Qual a importância da Educação Financeira no ensino médio? 📍
    Segundo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o país ficou no 17° lugar entre os 20 países pesquisados no que se refere às competências financeira.
  Alguns especialistas em finanças e também economistas, afirmam que é necessário que desde jovens as pessoas tenham acesso a esse assunto, mas por quê? 
      É importante ressaltar que ter Educação Financeira é benéfico para todas as idades pois possuindo tais conhecimentos, poderão desde criança: 
    
• entender melhor a relação entre o trabalho e a conquista de um salário;
       
• controlar gastos e fazer planos para gastar o dinheiro de forma assertiva e controlada;
       
• compreender o dinheiro e sua dinâmica;

• traçar planos de curto, médio e longo prazo.

      Nas escolas, a educação financeira pode ajudar os estudantes a entender como orçar, economizar e investir seu dinheiro. Também, pode ajudá-los a entender os riscos associados a certos investimentos.
      Desde 2020, a educação financeira passou a ser obrigatória em todas as turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio. O Projeto de Lei 4882/20 torna obrigatória a matéria educação financeira nos três anos do ensino médio.
       

Livros sobre Educação Financeira: 👇🏽📚
Agora, separamos uma lista de livros que podem te ajudar sobre o assunto.

  • O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason.
  • A Riqueza da Vida Simples, de Gustavo Cerbasi.
  • O Poder do Hábito, de Charles Duhigg.
  • Dinheiro: Os segredos de quem tem, de Gustavo Cerbasi.

  • Pais Inteligentes Enriquecem seus Filhos, de Gustavo Cerbasi.
  • Eu mereço ter dinheiro! Livro por Reinaldo Domingos.

  • Como identificar seu "eu" financeiro Livro por Reinaldo Domingos.

  • Como gastar menos do que você ganha Livro por Reinaldo Domingos.


REPÓRTER: Chayane Maria 
REDIGIDO POR: Ana Lívia Brum


FONTES: