Na segunda terça-feira de abril (09), foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 - Caderno Desigualdades com as primeiras análises” e o lançamento da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, material didático muito utilizado no meio estudantil. A equipe Intercultural News, que cobriu todo o evento, traz para você entrevistas exclusivas e uma visão integral do que aconteceu na Casa G20.


Foto: Diego Pimentel | Fotógrafo da Intercultural News 


A CASA G20 🔍

Casa de Cultura Laura Alvim, localizada em frente à Praia de Ipanema, ganhou cara nova até novembro. A atual Casa do G20 é promovida pelo governo do estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo incentivar o diálogo permanente entre os países do G20 ao longo do ano. O local servirá como ponto de encontro para eventos, seminários e exposições que ligam o Rio de Janeiro ao G20.
Na Casa G20, a equipe Intercultural News com a nossa editora-chefe Sarah Sena, a repórter Letícia Vieira e o nosso fotógrafo Diego Pimentel, estava presente para cobrir o evento, recepcionados pelos membros do IBGE, obtendo experiências maravilhosas. Nossa equipe também obteve a grande oportunidade de realizar duas entrevistas com o Presidente do IBGE, Marcio Pochmann e Denise Kronemberger, Geógrafa e Coordenadora-geral do Projeto dos Indicadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Confira abaixo a nossa entrevista 👇

MARCIO POCHMANN

🎙️| “Então, Marcio, você pode nos contar o que aconteceu aqui hoje no evento?”

“Aqui foi um encontro de personalidades de diferentes áreas do estado do Rio de Janeiro, mas também do próprio Governo Federal em que o IBGE apresentou para a sociedade brasileira e pro mundo uma nova forma de ver o Brasil no mundo através do chamado mapa mundi, e faz parte de um Atlas um conjunto de duzentos mapas sobre o Brasil de diferentes perspectivas além da apresentação deste mapa. Nós também tivemos uma exposição a respeito das desigualdades que se pode observar entre os países do G20, e por fim, também tivemos a assinatura de um protocolo de intenções entre o IBGE e o governo do Rio de Janeiro através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que irá permitir levar essas informações para as prefeituras do Rio de Janeiro.” disse Marcio Pochmann

🎙️| “O senhor pode nos dizer a relação entre a Casa de Cultura Laura Alvim, o IBGE e o Atlas?” 

“Sim. Isso aqui é um espaço histórico que representa a oportunidade da divulgação da cultura do Brasil, mais especialmente do Rio de Janeiro. E por ser um espaço cultural, nós entendemos que a divulgação de um Atlas faz jus a essa possibilidade de que a cultura expresse as diferentes realidades do país.” 

🎙️ | “E quando o Atlas Geográfico Escolar vai ser disponibilizado para as escolas públicas e particulares?” 
“Então, hoje é o dia que a gente tornou público essa publicação e nós vamos agora passar a entregar aos municípios brasileiros, especialmente as escolas públicas desse país para que os nossos estudantes possam ter maiores informações a respeito da realidade geográfica nacional.” 
Ao final da entrevista, o Presidente Marcio Pochmann parabenizou a nossa equipe pela nossa inciativa e trabalho. 

A AGENDA 2030 🌎

Agenda 2030 foi um dos principais assuntos tratados no evento sediado na Casa G20. A mesma é resultado do reconhecimento das necessidades enfrentadas pela população e governos em escala global. Nela contém estratégias de desenvolvimento sustentável e metas que deverão ser atingidas até o ano de 2030.

Derivada da Declaração do Milênio e ODMs, mobilização internacional que buscava solucionar crises humanitárias como a fome, pobreza e o analfabetismo até 2015 -horizonte temporal esse que já estava chegando ao fim-, a Agenda 2030 surge com um plano de ação mundial renovadoinclusivo e mais abrangente, englobando não mais 8 metas, mas sim 17, as quais viriam se tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS foram então criados a partir de um processo colaborativo entre acadêmicos, o setor privado e bilhões de cidadãos. E deveriam compreender as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, ambiental e social. 

Com os objetivos definidos, o resultado foi a nova agenda. Adotada em 2015 por 193 Estados-Membros das Nações Unidas e composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem alcançados até o ano de 2030, ela é conhecida por sua compreensão ampla, visão otimista do futuro e seu trabalho coletivo.


Os progressos são notáveis, mas assim como eles os desafios são persistentes. A conscientização da população é de extrema importância para o sucesso do programa.
É crucial também ações coordenadas em níveis mundial, nacional e local de forma que haja mobilização global e comprometimento da sociedade civil, corporativa e governamental. 

E de acordo com Denise Kronemberger, Geógrafa e Coordenadora-geral do Projeto dos Indicadores dos ODS, é o que está acontecendo. O Brasil, em parceria com os órgãos responsáveis, está participando ativamente da Agenda 2030.
Confira abaixo a nossa entrevista 👇

DENISE KRONEMBERGER

🎙️| “Então, Denise, como os líderes do G20 estão trabalhando juntos para abordar os desafios globais e avançar em direção aos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030?”

"O G20 trabalha através de grupos, e na presidência brasileira esses grupos são liderados pelos ministérios. São diversos grupos que trabalham todos os temas que serão abordados aqui na cúpula do G20. Então tem agricultura sustentável, mudanças climáticas, saúde, combate à corrupção e desigualdades... Então todos esses temas são trabalhados como uma preparação até chegar à cúpula, onde os mesmos serão discutidos entre os líderes." Comunicou Denise Kronemberger.

🎙️| "E qual é o papel do Brasil na implementação da Agenda 2030 e como o país está contribuindo para alcançar os objetivos estabelecidos?"

"O Brasil como é um país membro da ONU, ele assinou a agenda em 2015, então ele tem essa responsabilidade de tentar avançar em direção ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das 169 metas. E o IBGE tem o papel de produzir as informações para ajudar no monitoramento, na avaliação do avanço ou não, em direção em relação a essas metas da agenda. Então ele produz os indicadores junto com as outras instituições, ministérios, agências que são vinculadas aos ministérios e que também possuem informações."

IBGE, OS INDICADORES E O BRASIL NO CENTRO DO MUNDO 📊

Realizando seu papel na parceria, o IBGE mapeou e divulgou os indicadores globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses dados contém informações sobre violência, educação, pobreza, trabalho e renda e desigualdades nos países ao redor do mundo. 

Os indicadores têm o objetivo de monitorar o andamento da Agenda 2030 e revelaram resultados preocupantes. Como a Índia, o Brasil e a Indonésia apresentando pessoas vivendo com cerca de US$2,15 por dia e se classificando como os países com maiores proporções de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza no ano de 2022, respectivamente.
Em contra partida, a França estava na outra ponta do gráfico, com apenas 0,1% da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza durante 2021.

Esses e outros dados como o número de vítimas de homicídios e porcentagem da população que concluiu o ensino médio foram divulgados e expõem os avanços, as dificuldades e principalmente as desigualdades enfrentadas pela agenda e pelos países do Grupo dos 20. 

Para mais informações sobre os indicadores, acesse a publicação na íntegra em: Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20: caderno desigualdades.

Após a publicação do Caderno de Desigualdades, o IBGE divulgou também o a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, referência para o público escolar, que reúne dados geográficos, cartográficos e estatísticos que ajudam no estudo de questões sociopolíticas, ambientais e econômicas. O documento disponível também em versão digital, contém o novo Mapa-múndi, colocando o Brasil no centro da imagem. De acordo com o instituto essa é uma “Oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”.


Foto: Divulgação/IBGE

A nova forma de ver o mundo levantou discussões. Mas nas palavras de Paulo Protásio, Diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, essa nova visão é importante:

🗨️ | “Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. (...) Você, aonde estiver, está no centro do mundo. (...) Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos. O Brasil chegou ao centro do mundo”

INTERCULTURAL NEWS NO G20 📰

A cobertura oficial do Intercultural News no evento só está sendo possível graças ao programa Jovens Repórteres G20, elaborado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, via Secretaria Estadual de Educação. 

Quatro de nossos membros já estiveram presentes em encontros oficiais do Grupo dos 20, são eles: João Vitor Brasileiro, Letícia Vieira, Diego Pimentel e Sarah Sena. E além da cobertura do evento, nossos repórteres e fotógrafos irão trazer durante todo o ano entrevistas exclusivas diretamente da nata do G20 e matérias dos bastidores das reuniões.

Sarah Sena, editora-chefe do Jornal Intercultural News relatou como está sendo a experiência:

🗨️ | "Para mim foi uma experiência única. Algo que eu pude aprender e vou levar para a minha vida. Foi uma experiência maravilhosa, principalmente quando a gente teve a oportunidade de falar um pouquinho como foi a nossa trajetória até chegar aqui no G20 como repórteres para cobrir esse evento." Disse Sarah Sena.

Durante o evento, os alunos foram convidados ao palco e puderam se apresentar e contar como foi o processo para a escolha dos Jovens Repórteres G20.

Para Letícia Vieira e Diego Pimentel também não houve outra resposta. A experiência foi singular:

🗨️ | "Foi uma experiência única. Foi muito legal estar diante de jornalistas experientes e receber dicas de como se portar, melhores maneiras de gravação e diferentes abordagens... Isso ajuda a enriquecer muito a nossa bagagem profissional!". Declarou  a repórter Letícia Vieira.

🗨️ | "Para mim foi impressionante e gratificante ter vindo hoje no G20 e conhecer fotógrafos profissionais, descobrir diferentes ângulos e tirar muitas fotos. E principalmente conhecer o presidente do IBGE!". É o que diz o fotógrafo Diego Pimentel.

O Intercultural News irá cobrir os eventos do G20 durante todo o ano e as expectativas futuras são as melhores possíveis. Em breve, nossa equipe lhe trará atualizações e você poderá ficar por dentro de tudo que rola no Grupo dos 20 em 2024.


Continue nos acompanhando. We are news, we are new!


Foto: Divulgação - Seeduc-Rj

REPÓRTER: Sarah Sena e Letícia Vieira 
REDIGIDO POR: Lídia Lacerda