Neste último sábado (4), o Rio de Janeiro recebeu a cantora pop Madonna, para o último show da sua tour, "The Celebration Tour". A cantora pop se apresentou na orla de Copacabana para 1,6 milhões de pessoas.



O show no Rio de Janeiro gerou algumas polêmicas, principalmente a atenção que a mídia e o governo federal deram para o show. Enquanto grandes emissoras de televisão e jornalismo, transmitiam o show, do outro lado do país acontecia uma catástrofe ambiental, que não teve a devida atenção da mídia e do governo.

As chuvas começaram no dia 24 de abril e ganharam força no dia 29 de abril. As enchentes devastaram 367 municípis do Rio Grande do Sul, até o momento foram confirmadas 83 mortes, 111 desaparecimentos e 291 pessoas feridas, e outras 4 mortes estão sendo investigadas. Outras 873.275 pessoas foram afetadas, 20.070 pessoas estão em abrigos e 129.279 estão desalojadas. Informações compaltilhas por meio de um boletim divulgado ás 13h nesta segunda-feira (6). 

ONGs tem ajudado com o resgate e abrigo das pessoas que são resgatadas. Até o momento foram feitos mais de 25 mil resgates, por meio de forças federais, estaduais e municipais, trabalhando em conjunto. São mais 14,5 mil profissionais trabalhando continuamente nas enchentes, com barcos, jet-skis e helicópteros, para resgatar o máximo de pessoas das enchentes.


                         Foto: jovempan.com.br

Além das chuvas e enchentes, os socorristas estão enfrentando assaltos a mão armada, o que dificulta o trabalho dos socorristas e voluntários. Já tem relatos de barcos sendo roubados, uma lancha dos bombeiros foi roubada. Os assaltantes se aproveitam da situação apocalíptica, para se passarem por vítimas e roubarem os barcos de resgate. Mas em meio ao caos e a desumanidade, ainda sim moradores de canoas fizeram uma "corrente humana", juntando seus braços para puxarem um dos barcos de resgate, em que haviam vítimas da enchente.

Grandes quantias de dinheiro estão sendo doadas por meio de chaves pix, famosos e influencers digitais estão fazendo campanhas de divulgação para arrecadar o máximo de dinheiro possível, para ajudar as ONGs e pessoas resgatas do Rio Grande do Sul. 

O presidente do Brasil Lula Inácio, deu uma declaração formal, após brincadeira com a situação do Rio Grande do Sul. Após sua chegada no Rio Grande do Sul, o presidente foi questionado sobra a situação do Estado, em resposta a imprensa o presidente Lula disse "tô torcendo pelo Grêmio, e pelo Internacional". 

Após a "piada" com a situação do Estado, o presidente participou também de uma coleto de imprensa, na capital gaúcha, Porto Alegre. O presidente declarou "Não haverá impedimento de burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado”.



REPÓRTER: Maria Victória Nobre.
REDIGIDO POR: Ana Lívia Brum Diniz.