Intolerância religiosa é a manifestação que tem a intenção de diminuir, descriminar, desrespeitar ou práticar violênciacontra pessoas ou grupos que tem bases em crenças religiosas ou práticas espirituais 




No Brasil, a Contistuiçao federal de 1988 garante a liberdade religiosa a qualquer indivíduo que deseje manifestar, praticar ou até mesmo mudar sua religião ou crença sem qualquer  descriminalização ou perseguição.
Os artigos da Contistuiçao Federal que garantem essa liberdade são: 
  • Artigo 5º, inciso VI: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias."
  • Artigo 19, inciso I: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público."
Apesar ser permitido o livre exercício de crenças e cultos religiosos o preconceito ainda se faz presente na realidade brasileira. Atualmente no Brasil existem 4 religiões predominantes, e todas elas sofrem esse tipo de preconceito, acompanhe abaixo as religiões predominantes e alguns casos que foram denunciados:

  1. Catolicismo: É a maior religião do Brasil.
Foi registrado um caso em Salvador, que uma imagem de Nosssa Senhora foi vandalizada em uma igreja no bairro de Itapuã.

  1. Protestantismo (Evangélicos): A segunda maior, que inclui denominações como igrejas pentecontais e neopentencontais
Em Maricá, no estado do Rio de Janeiro, uma igreja evangélica foi pichada e vandalizada, os pastores dizeram que anteriormente já haviam recebido ameaças.

  1. Espiritismo: É a religião que se baseia nos ensinamentos de Allan Kardec, que é bastante presente em várias regiões do país.
Em Itaipuaçu (RJ), o centro Espírita de Axé das Almas foi atacado com imagens religiosas quebradas e o espaço vandalizado durante a madrugada. A mãe de santo do local registrou o caso.

  1. Religiões de Matriz Africana: São tradições religiosas originadas nas culturas africanas que foram trazida para o Brasil. As mais conhecidas e práticadas no Brasil são o Candomblé e a Umbanda.
No Rio de Janeiro, um terreiro de Candomblé foi incendiado, com imagens sagradas destruídas. E esse é apenas um dos inúmeros casos que as religiões de matriz africana tem enfrentado.

Desde se 2021 tem-se crescido o número de denúncias e violências feitas no Disque 100 que é um serviço do governo. No ano de 2018 foram registradas 615 denúncias mas esse número disparou em 2023 para 1.418 tendo um aumento de 140,3%. Já de 2022 e 2023 o aumento foi de 64,5% e das violações foi de 80,7%. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia são os que têm mais denúncias realizadas. 
Em uma entrevista, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira diz: "Esses dados são alarmantes. Cada vez mais a população tem compreendido que cenários, situação onde há violência, agressão em razão da religiosidade da pessoa se trata, sim, de uma violação de direitos humanos".

É essencial que a intolerância religiosa seja combatida no Brasil para que o percentual de denúncias diminua. Combater esse preconceito também pode impactar diretamente a convivência social, e os direitos humanos convivência da sociedade.

REPÓRTER: Fernanda Ferreira 
REDATORA: Lídia Lacerda