Olá mais uma vez! Se você está aqui, provavelmente gostou da matéria anterior, esperamos que sim!
Bom, hoje veremos estratégias para montar os tão temidos desenvolvimentos, tanto o primeiro quanto o segundo.
Para tudo!!!! Antes de começar, você sabe quais são os critérios de correção usados pelos corretores de redação do Enem? Conheça-os agora:
- Critério 1 - Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- Critério 2 - Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
- Critério 3 - Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
- Critério 4 - Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
- Critério 5 - Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Desenvolvimento
Primeiramente, o seu D1 (desenvolvimento 1) deve apresentar seu primeiro argumento. O primeiro argumento escrito na introdução.
Por exemplo, se você escreveu "Assim, para inibir a problemática, deve-se combater a inoperância estatal e a banalidade do mal" na introdução, seu D1 precisa respeitar a ordem e expor a inoperância estatal. Seu D2 (desenvolvimento 2), por sua vez, apresentará a banalidade do mal.
Os dois parágrafos devem fazer referência ao tema, caso contrário, o candidato perderá ponto na competência 3, que analisa a organização do texto.
Estrutura do desenvolvimento
Para começar o desenvolvimento, precisamos usar um conectivo. Existem os mais comuns, mas não há uma regra quanto a qual usar, só não pode repetir. Os mais comuns para o D1 são:
-Primeiramente;
-Em primeira análise;
-A princípio;
-Ademais;
-Em primeiro plano
Também é recomendado usar conectivos no início de cada frase dos desenvolvimentos. Dessa maneira, a coesão textual é favorecida.
Dito isso, a primeira frase dos desenvolvimentos apresenta o "tópico frasal". Nele, você escreve qual é o seu primeiro argumento.
Veja o D1 da redação nota mil da candidata Victória da Silva Nascimento em 2023:
*tema da redação do Enem 2023 foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".*
" Nesse sentido, vale salientar que a mentalidade sexista vigente na sociedade brasileira é determinante para manutenção desse cenário caótico. De acordo com Simone de Beauvoir, ‘não se nasce mulher, torna-se mulher’. Sob essa perspectiva, é possível ampliar o conceito de gênero, haja vista que é necessário desconstruir a ideia de que homens e mulheres desempenham papéis fixos na sociedade em razão, exclusivamente, de sua genética. Na verdade, a concepção sobre o feminino excede a Biologia, uma vez que, em conformidade com Beauvoir, a função da mulher é imposta pela sociedade que, por sua vez, é majoritariamente machista. Dessarte, pode-se dizer que a desvalorização dos serviços de cuidado fornecidos pelas mulheres está diretamente relacionada à noção equivocada de que elas nasceram para realizar tais atividades. Logo, reverter a mentalidade sexista é imprescindível para superar o entrave."
A cor vermelha indica que a "mentalidade sexista" é o primeiro argumento.
A cor amarela apresenta o repertório sociocultural usado para desenvolver a defesa do seu argumento. No caso, o repertório é uma frase da Simone de Beauvoir.
A cor azul mostra o argumento propriamente dito, que se estende até a cor verde.
A cor verde marca a frase de fechamento do parágrafo. Nessa parte, você vai dizer que o problema apresentado deve ser solucionado.
Argumentação
Entre o tópico frasal e a frase de fechamento, é necessário apresentar a argumentação.
Existem algumas estratégias para desenvolver seu argumento. Nesta matéria, será apresentado o A-B-C-D-E, criado pela renomada professora Viviane Zhuo (Instagram: @vivianezhuo)
O A-B-C-D-E funciona da seguinte maneira: você escolherá em torno de cinco valores coesivos para seu parágrafo. Não precisam ser necessariamente cinco.
Como assim? Bom, valores coesivos são, basicamente, os conectivos que serão usados durante a argumentação. Veja as tabelas de conectivos:
Logo, suas frases seguem o A-B-C-D-E se apresentarem conectivos que dêem sentido ao seu argumento.
Veja o exemplo do D2 de uma redação nota 1000 no Enem de 2023 da candidata Georgia Carvalho:
"Outrossim, o descaso do Estado frente à economia do cuidado também é um empecilho para o enfrentamento da invisibilidade do serviço doméstico realizado pela mulher no Brasil. _Tendo em vista _ a má e, por vezes, ausente remuneração do trabalho de assistência, _é evidente_ que o Estado, bem como o corpo social, não reconhece a necessidade desse serviço para a sociedade. _Sendo assim _ , cria-se um cenário de desvalorização das atividades de cuidado, _já que_ nem mesmo o governo atribui um valor digno às mulheres que se ocupam dos afazeres domésticos. Sob essa óptica, elite da promoção da invisibilidade das prestadoras de cuidado da casa e da família pelo próprio Estado, _que _ não garante o reconhecimento e um salário justo a essas mulheres."
Como podemos ver:
Vermelho - causa
Amarelo - consequência
Azul - conclusão
Verde - continuidade
Marrom - explicação
Portanto, essa é estrutura dos seus desenvolvimentos:
- tópico frasal
- repertório
- argumento (com os valores coesivos)
- frase de fechamento
Treine sua escrita e aguarde a próxima matéria dessa série!
Fonte:
https://coredacao.com/conteudo/redacoes-nota-1000-do-enem-2023/
Repórter: João Vitor Brasileiro
Redigido por: Lídia Lacerda
0 Comentários