A nova tecnologia chamada Inteligência Artificial chegou trazendo novidades e até facilidades para nós, porém tem sido usada como forma de manipular a opinião pública durante as eleições ao redor do mundo, explorando as vulnerabilidades dos meios de comunicação. Saiba mais na Matéria abaixo!
Crédito da imagem: https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial-nas-eleicoes/amp/
•Como a inteligência artificial ajuda na manipulação da opinião pública durante as eleições? 📢
As famosas IAs tem cada vez mais contribuido para persuadir e controlar a opinião pública. Uma das formas são:
• Criação de *deepfakes* (criação da videos, áudios ou imagens falsificados) que se parecem muito com os reais, ela é usada para enganar o público, inventando escândalos que nunca aconteceram, confundindo a verdade sobre um candidato ou evento;
• *Manipulação de Três e Rankings,* que são algoritmos de IA que controlam o que é amostrado nas primeiras posições dos resultados de pesquisa ou em "tendências" das redes. Isso funciona de maneira em que certos assuntos são artificialmente impulsionados, o que cria automaticamente uma falsa importâncias sobre os assuntos;
• Automação de Bots nas redes sociais, sendo as IAs responsáveis pela criação de Bots que disseminam mensagem nas redes, colaborando para uma maior ampliação de certos temas.
Casos de manipulações por IAs
Nos últimos anos, a IA foi usada em várias eleições para manipular a opinião pública. Nos EUA em 2016, bots nas redes sociais e a Cambridge Analytica espalharam desinformação e segmentaram eleitores com propaganda personalizada.
No Brasil em 2018, o WhatsApp foi usado para disseminar fake news, enquanto bots inflaram narrativas. Na Índia em 2019, deepfakes e campanhas automatizadas distorceram discursos políticos.
Nas eleições europeias de 2019, bots divulgaram desinformação sobre imigração e economia, influenciando o apoio a partidos populistas. Esses casos destacam o impacto da IA na integridade eleitoral.
Fontes de pesquisa:
• https://www.brookings.edu
• https://www.nature.com
• https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial-nas-eleicoes/amp/
Repórter: Chayane Maria
REDATORA: Lídia Lacerda
0 Comentários