Recentemente, a música "Like Him" do cantor Tyler, The Creator viralizou pois indica uma reviravolta na carreira do artista, envolvendo alienação parental. Acompanhe mais informações na matéria abaixo
O Rapper, produtor, e diretor Tyler, The Creator, cujo o nome de nascimento é Tyler Gregory Okonma, que tem feito uma grande carreira impactando a indústria musical desde de o início tendo destaque por usar sua criatividade e habilidades se mesclar gêneros musicais. Recentemente, o cantor lançou o álbum Chromakopia, que tem chamado bastante atenção por sua diferente estética e tendo uma perspectiva madura e autoanalítica.
Mas uma música chamou atenção dos fãs, a música "Like Him" tem causado polêmica particularmente nos versos finais, que são vistos como uma fala de sua mãe.
"It was my fault
A culpa foi minha
Not him, 'cause he always wanted to be there for you
Não dele, porque ele sempre quis estar do seu lado
And I'm sorry I was young
E sinto muito por ser jovem naquela época
But he's always wanted to be a father to you
Mas ele sempre quis ser um pai pra você
So I, I fucked up and I take ownership of that
Então eu, eu estraguei tudo e assumo a responsabilidade disso
Of my choices and decisions
Das minhas escolhas e decisões
And I'm sorry for that
E desculpa por isso
He's a good guy
Ele é um cara legal
So don't hold that against him, because it was my fault
Então, não culpe ele por isso, porque a culpa foi minha
Just, you know, forgive me
Só, você sabe, me perdoe"
E o outro trecho que diz:
I don't know where he is
Eu não sei onde ele está
Mama, I'm chasin' a ghost
Mãe, tô perseguindo um fantasma
Do I look like him? (Like what?)
Eu pareço com ele? (Com quem?)
Like him (like what?)
Com ele (com quem?)
Essas citações deram a entender que a mãe de Tyler teria afastado o pai de Tyler, com isso ele descobre que a história do pai ausente não era como ele imaginava. Pela primeira vez, sua mãe abre o coração e conta que o pai até queria estar presente, mas ela engravidou muito jovem e tomou decisões que complicaram tudo. Tyler, que sempre o enxergou como alguém que simplesmente o abandonou, agora percebe que talvez fosse mais uma questão de circunstância. Tyler já compôs uma música que fala negativamente sobre o pai, que se chama
Answer
E o que isso tem haver com Alienação Parental?
Seguidores de Tyler especulam que a mãe dele poderia ter manipulado ele, no entanto, como a música não entra em detalhes, há ambiguidade. Para ser considerado alienação parental no sentido estrito, o comportamento deveria incluir manipulação intencional para que Tyler tivesse uma visão negativa do pai, independentemente do que o pai realmente fosse.
A Lei da Alienação Parental de nº 12.318/2010, visa proteger a criança ou o adolescente de situações em que um dos responsáveis pratica atos para dificultar a convivência e o relacionamento do outro genitor com o filho, influenciando a percepção que a criança tem do outro pai ou mãe de forma negativa. No Brasil, a lei considera alienação parental um tipo de abuso emocional, e o genitor que a pratica pode ser penalizado de diversas maneiras, desde advertência até a perda da guarda.
Já nos Estados Unidos, esse conceito é reconhecido, porém a legislação específica varia de estado para estado, pois não existe uma lei federal de alienação parental como no Brasil. Entretanto, muitos tribunais familiares levam em conta os atos de alienação parental ao decidir sobre guarda e visitação, influenciando assim a decisão do juiz.
A revelação da música pode ser interpretada como uma indicação de um possível comportamento de alienação parental, dependendo do contexto e das motivações. Mas a música fala mais sobre um momento de reflexão, onde ele começa a ver o pai como alguém real, cheio de falhas, mas também de intenções que ele nunca soube.
REPÓRTER: Fernanda Ferreira
REDIGIDO POR: Ana Lívia
0 Comentários