https://pin.it/6N9OF3MC3: fonte da imagem


Se você mora no Brasil é provavél que ja tenha ciência de como as enchentes afetam o nosso território e principalmente a população.
No ano passado, no final de abril fortes chuvas atingiram o estado do Rio Grande do Sul, que posteriormente se expandiria a outros estados também. Essas enchentes causaram grande comoção por todo o Brasil, a situação era lastimável, famílias perdendo seus pertences, suas casas, eletrodomésticos até mesmo roupas, tendo que se proteger em abrigos, o estado ficou de baixo d'água.
A comoção foi tanta que diversos famosos enviaram recursos que ajudaram às famílias a se reconstítuirem aos poucos, mas, ainda hoje a população gaúcha sofre os efeitos e consequências de um desastre que poderia ser minimizado com obras preventivas.
Nessa última semana de janeiro,2025, fortes chuvas alcançaram a baixada fluminense, tendo como município mais afetado: Nova Iguaçu. O estrago foi enorme principalmente nas áreas próximas ao rio Botas, mas infelizmente, nada diferente dos anos anteriores. É comum que no verão haja fortes chuvas mas certamente os seus efeitos poderiam ser menos trágicos se houvesse interesse do governo em resolver esse problema.
A negligência governamental é uma realidade que o povo brasileiro enfrenta desde sempre, os prejuízos da enchente são muitos, porque além de afetarem o povo, que perde suas possessões e os seus bens, também afeta o território, o trânsito, o asfalto, a vegetação entre outros impactos negativos.
Certamente a população também pode ajudar na prevenção de enchentes somente com algumas atitudes, o acúmulo de lixo nas ruas entope os bueiros que servem justamente pra levar a água das enchentes para o subsolo, se esses bueiros ficam entupidos de lixo jogado pela população a água não tem por onde passar gerando assim um alagamento pior do que poderia ser.
Espero que essas informações façam você refletir e exigir os seus direitos assim como também cumprir seus deveres.


repórter: Thayane Dutra