O analfabetismo político é uma expressão que representa um bloqueio social, um refúgio estúpido sem qualquer consciência política. Nota-se pelo discurso recorrente dos desinformados, como "detesto política" ou "política não é assunto para discussão" e pelo preconceito evidente em comportamentos como desligar a televisão durante o período de propaganda eleitoral obrigatória.



A questão do analfabetismo político reside na ausência de interesse, resultante de uma combinação de ignorância e arrogância. Mesmo em um país que precisa de uma política melhor para que assim, a qualidade de vida melhore, ainda há pessoas que desprezam essa política praticada por políticos que desrespeitam as pessoas - este é o cenário perfeito para o desenvolvimento de uma mentalidade fascista, onde a falta de consideração pela política e pelos indivíduos cria um ambiente perfeito para o seu surgimento.

 

Quando alguém se torna apolítico, ou seja, ignora a política e o que acontece ao seu redor, acaba se tornando um "não-cidadão", facilmente manipulado por discursos que incentivam o ódio e a intolerância. Este fenômeno se desenvolve entre os ignorantes políticos, sem aspirações, sem pontos de vista ou direitos, sendo influenciado pelos interesses dos políticos habituais. 


Assim, o interesse genuíno pela política, ao expressar uma crítica fundamentada em debates, notícias e propagandas políticas, oferece ao indivíduo mais estímulos para que, posteriormente, possa alterar a realidade sociopolítica atual.


---

✍ Bertolt Brecht (1898-1956) foi um dramaturgo, poeta e teórico alemão, que visava provocar reflexão crítica no público.  

 

O analfabeto político, segundo a visão do poeta:


O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha,

do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.


O analfabeto político é tão burro que se orgulha

e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política

nasce a prostituta, o menor abandonado

e o pior de todos os bandidos,

que é o político vigarista, pilantra,

corrupto e lacaio das empresas

nacionais e multinacionais.

 

---


FONTES: https://www.brasildefato.com.br/colunista/joao-paulo-cunha/2020/02/01/analfabetismo-politico-funcional/ https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/12/opinion/1476230367_289900.html?outputType=amphttps

://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-analfabetismo-politico-como-fator-elementar-para-a-construcao-de-uma-realidade-sociopolitica-desequilibrada/114777580

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_pol%C3%ADtico

         

 

REPÓRTER: Camila Costa

REDATORA: Cleidyane Souza