Apesar de parecerem iguais, a solidão e a solitude são estados emocionais que se diferem um do outro, podendo trazer malefícios ou benefícios ao indivíduo.
Nas últimas décadas, tem sido difícil conviver em um mundo que está constantemente conectado. Com o excesso de informações e trocas virtuais, às vezes, é necessário tirar um tempo para si mesmo e desacelerar um pouco.
Este estado temporário de isolamento chama-se solitude. No qual, traz a sensação de sossego e liberdade, sendo enxergada muitas vezes como um momento de autorreflexão, diferente da solidão.
A solidão, pode ser presenciada em momentos onde o indivíduo sente dificuldade para criar uma conexão com as pessoas ao seu redor. Este sentimento pode gerar insatisfação, pois seus relacionamentos não atendem suas expectativas.
A solidão pode fazer mal à saude? 🩺
Estudos indicam que, a solidão pode trazer diversas complicações para a saúde emocional e física. Pois, há um aumento do estresse e a falta de estimulação cognitiva. O indivíduo que permanece neste estado pode aumentar o risco doenças, como:
- hipertensão;
- diabetes;
- doenças cardiovasculares;
- depressão;
- ansiedade;
- declínio cognitivo.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), já afirmou a solidão como uma "preocupação global de saúde pública", em 2023. Além disso, a organização prevê que certos grupos são propensos a desenvolver solidão, como é no caso de: pessoas idosas, imigrantes, minorias étnicas, refugiados ou pessoas da comunidade LGBTQ+.
Medidas de prevenção 🙋♀️
Recentemente, este assunto têm ganhado mais atenção política de forma que, houveram investimentos em medidas para prevenir a solidão. Em países como: Austrália, Holanda e Reino Unido, é incentivada a "prescrição social". Por exemplo, invés de serem acompanhados por medicamentos, os pacientes são motivados à atividades sociais como: encontros em cafés, voluntariados, aulas extras, entre outros.
Portanto, é de extrema importância saber diferenciar e estar atento aos sinais, pois compreender seus sentimentos é uma forma de autocuidado. Perceber o tipo de isolamento em que você se encontra contribui para que suas ações se tornem mais conscientes e para um maior bem-estar!
FONTES: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx28lv8ppxgo
REPÓRTER/REDATORA: Cleidyane Vieira
0 Comentários