Na quinta-feira, 4/09/2025, ocorreu a 17ª partida das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, onde  Argentina e Venezuela se enfrentaram. Com um placar de 3×0 e a Argentina saindo campeã da partida, o craque Lionel Messi marcou 2 gols que definiram o jogo. Contudo, o que chamou a atenção dos torcedores, foi a ideia de essa ser sua última eliminatória na carreira como jogador. 

Vamos relembrar a trajetória e desafios de Lionel Messi e 
seu pronunciamento sobre o



Nascido dia 24 de junho de 1987 na cidade de Rosário, Argentina, Lionel Andrés Messi Cuccittini iniciou jogando no time de sua cidade, nas divisões de base do Newell's Old Boys, tendo sua família como principais incentivadores 
Após sua participação na equipe argentina, Messi começou sua carreira como profissional vestindo a camisa do Barcelona em 2003, no dia 16 de novembro.

Desafios na saúde 🩺

Quando criança, Messi teve que se submeter a um tratamento hormonal, pois aos 9 anos foi diagnosticado com deficiência do hormônio do crescimento. Por conta da limitação, o atleta ficou preocupado em não ter altura suficiente para jogar futebol. Mas esse não era o único fator preocupante, já que, caso o tratamento preciso não fosse realizado, sua altura dificilmente passaria de 1,50 m. Além, claro, dos efeitos metabólicos que poderiam afetar seus músculos. 
O custo era elevado, e sua família não tinha a condição financeira necessária. Porém, o time Barcelona ofereceu recursos financeiros, o que enfim possibilitou Messi a realizar o procedimento e a continuar seu desenvolvimento físico e esportivo.


Entre o físico e o emocional: Messi avalia seu futuro no futebol ⚽

Em 2016, após a derrota para o Chile na final da Copa América do Centenário, Messi decidiu se afastar da seleção argentina. Frustrado com as repetidas derrotas em finais, ele afirmou que precisava dar "um passo atrás pelo bem próprio e da equipe". 
A decisão pegou os colegas de surpresa, mas o atleta deixou claro que era um momento de reflexão e cuidado com sua própria trajetória.
Contudo, o craque voltou à seleção em 2018 e conquistou importantes títulos, como a Copa América de 2021 e a Copa do Mundo de 2022. 
O possível fim ou uma pausa necessária?

Hoje, com 38 anos, Messi deixou dúvidas sobre sua participação na Copa do Mundo de 2026. Em declarações após o jogo, disse:
"Não acredito que eu jogue mais um Mundial. O mais lógico é que eu não chegue, mas estamos aí, estou esperançoso e com vontade, mas é dia a dia, jogo a jogo."

Ele explicou também que sua participação dependerá de como irá se sentir fisicamente.

"Se me sinto bem, desfruto. Se me sinto mal, prefiro não estar." 
Ele destacou a importância de "ser honesto consigo mesmo e avaliar o dia a dia, especialmente após uma temporada pesada."  

Lionel ressaltou que sua decisão vai além da parte física: depende, também, de como se sente emocionalmente. Se não estiver bem ou não puder aproveitar o futebol, prefere não continuar, priorizando sua saúde e respeito ao próprio legado.

Messi, de fato, se tornou em sua trajetória um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, sendo um fenômeno jamais esquecido.
Tendo cerca de 20 anos como jogador profissional, o fim da sua carreira ou novos desafios podem estar próximos, deixando um grande legado e um futuro em aberto até então.

Fontes da matéria:
REPÓRTER: Chayane Maria 
REDATORA: Alice de Oliveira