O TikTok, famoso por danças e trends, também virou espaço para política. Cada vez mais, candidatos usam a rede como forma de se aproximar da juventude tentando conquistar a confiança e reconhecimento dos jovens. Esta plataforma é uma das principais fontes de informação para jovens entre 18 e 24 anos no mundo, pois na Geração Z muitos preferem fazer pesquisas no próprio app do que antes, outras gerações, pesquisavam no Google.

 

É importante destacar a importância dos políticos falarem a língua dos jovens. Mas o TikTok não foi feito para informar, e sim para entreter o seu público. Esse desvio de objetivos abre espaço para desinformação. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já firmou parceria com o aplicativo para combater fake news nas eleições (TSE, 2022).

 

No Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, as opiniões também se dividem. Para Thayane, do 2º ano, é uma forma de aproximação: “É uma ideia legal, porque muitos jovens tem as redes sociais como o maior meio de informações. Já que não tem o costume de assistir jornal.” Porém, a colega Maria Cristina alerta:“O problema é que aparece muita fake news. Se a pessoa não pesquisar, acredita em qualquer vídeo.”

 

O problema está no consumo desse conteúdo. As redes sociais podem aproximar os jovens da política, porém também pode espalhar desinformação. Por isso, ser cidadão hoje não é só votar: é também aprender a verificar e repensar antes de compartilhar uma possível fake news.






🔎 Fontes

- https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/geracao-z-troca-google-por-buscas-no-tiktok-diz-estudo/#:~:text=Pesquisa%20da%20YPulse%20para%20o,'rodovia'%20de%20informa%C3%A7%C3%B5es%22.&text=Conforme%20o%20estudo%2C%2021%25%20dos,consome%20conte%C3%BAdo%22%2C%20explicou%20ela. 

- https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Fevereiro/eleicoes-2022-tse-e-tiktok-firmam-parceria-para-combate-a-desinformacao


Repórter: Camila Costa

Redigido por: Lídia Lacerda