O surgimento de casos da varíola dos macacos acendeu uma preocupação entre os especialistas e a população, fazendo com que se preocupem com os sintomas, transmissões e o aumento do quadro da doença.


Mas o que é a varíola dos macacos?
A varíola dos macacos (monkeypox, nome em inglês) é uma doença rara identificada pela primeira vez no ano de 1958 nos macacos, quando ocorreu dois surtos de uma doença semelhante a varíola em um laboratório testando em macacos para pesquisa. Sendo essa a razão da doença receber esse nome.

Como ocorre a transmissão da varíola dos macacos?
A transmissão pode ocorrer ao ter contato com um animal ou um objeto contaminado com o vírus ou com uma pessoa já doente. A transmissão de um animal para o ser humano pode ocorrer, por meio de uma mordida ou um aranhão causado por esse animal, ou até mesmo por meio de uma mal ingestão de carne caçada contaminada.

Para ocorrer a transmissão de um ser humano para outro é mais difícil, pois geralmente envolve gotículas respiratórias, mas tendo, nesse caso, a necessidade de ter contato por um tempo mais prolongado.

E outra maneira de transmissão seria através de relações sexuais. Porém, esta possibilidade ainda está sendo investigada, ainda não tendo uma confirmação.

A doença ao redor do mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) segue monitorando a disseminação recente da varíola dos macacos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também confirmou dezenas de casos da varíola dos macacos em países europeus, além de EUA, Canadá e Austrália.

De acordo com o site bbc.com mais de 100 casos foram confirmados fora das regiões em que a enfermidade é endêmica, em 16 países no total: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Recentemente, O Ministério da Saúde confirmou o 3º caso da varíola dos macacos neste domingo (12), no Brasil. A vítima é um homem de 51 anos que chegou ao país por Porto Alegre após uma viagem a Portugal. O Brasil tem três casos confirmados da doença, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Seis casos suspeitos se encontram em investigação. Estando todos em isolamento e em monitoramento.
Quais são os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos apresenta alguns sintomas semelhantes a varíola humana, mas, geralmente, sendo mais leves.

sintomas:  -febres e calafrios
                       -feridas na pele
                       -esgotamento
                       -gânglios linfáticos inflamados
                       -dor de cabeça
                       -mal-estar
                       -dores musculares
                       -manchas vermelhas na pele — (evoluindo para pústulas e bolhas repletas de líquido pelo corpo)

Como é realizado o tratamento da varíola?
A varíola não tem cura e os tratamentos existentes somente aliviam os sintomas da doença, sem a possibilidade de matar o vírus e impedir, por exemplo, o surgimento das pústulas. 

Entretando, a melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. Mas, como essa é uma condição considerada erradicada desde de 1980, a vacina contra a varíola não faz parte do calendário regular de vacinação atual.

Repórter: Sarah Sena
Redigido por: Gabriela de Oliveira